
Descobrimos que um morador comete crimes dentro do condomínio, como pequenos furtos. O que podemos fazer para prevenir?

Infelizmente, a sensação de segurança que muitos moradores têm dentro de um condomínio pode criar um ambiente onde aqueles inclinados a cometer crimes sentem mais liberdade ou menos risco de serem pegos. Porém, é possível adotar medidas para aumentar a segurança em casos de furtos e roubos.
A instalação de câmeras de segurança nas entradas, saídas e áreas comuns pode ajudar a identificar problemas (atenção à Lei de Proteção de Dados). Uma alternativa econômica e eficiente é garantir que todas essas áreas estejam bem iluminadas, especialmente à noite.
A utilização de sistemas de controle de acesso, como reconhecimento facial ou biometria, ajuda a monitorar quem entra e sai.
A realização de reuniões regulares para discutir a segurança também pode ajudar, pois permite que todos saibam o que está sendo feito e como colaborar com a mudança de hábitos de utilização das áreas comuns, como não depositar pertences nas vagas de garagens e nos corredores.
Além disso, revisar regras de segurança do condomínio e aplicá-las é fundamental. Uma sugestão é a criação de grupo de segurança para centralizar a troca de informações, dar sugestões e servir de apoio ao síndico.
A organização e o planejamento de medidas de segurança inibe potenciais infratores e traz mais tranquilidade para o condomínio.
Se você gostou do conteúdo, siga os perfis @condofari e @nataliafarinonpaim no Instagram. Lá você encontrará mais conteúdos relevantes como este!